Suplementos de Zinco: Benefícios, Dosagem e Efeitos Colaterais

Introdução

Muitas pessoas recorrem a suplementos de zinco para melhorar a sua imunidade, e isso não é uma má ideia. Não só o zinco é um dos mais abundantes traços minerais em nosso corpo, mas também desempenha um papel fundamental em quase todos os aspectos da nossa saúde. Por exemplo, o zinco é necessário como cofator para mais de 300 enzimas diferentes, o que significa que é necessário para o seu bom funcionamento do nosso organismo.

Além disso, pesquisas mostram que esse mineral pode melhorar a função imunológica, estabilizar os níveis de açúcar no sangue e apoiar a pele, os olhos e a saúde do coração, há muitas razões para garantir que você receba sua dose diária. Este artigo analisa os tipos, benefícios e recomendações de dosagem para suplementos de zinco, juntamente com os possíveis riscos e efeitos colaterais.

Potenciais Usos e Benefícios

O zinco é fundamental para muitos aspectos da saúde e tem sido associado a uma variedade de benefícios.

Trata a Deficiência de Zinco

Suplementos de zinco são frequentemente usados para ajudar a tratar e prevenir a deficiência de zinco. Embora a deficiência de zinco não seja comum, o mineral é considerado um nutriente essencial, o que significa que seu corpo é incapaz de produzi-lo por conta própria. Pessoas com dietas restritivas, absorção de nutrientes prejudicadas ou certas condições de saúde podem ser mais suscetíveis a deficiências de zinco.

Os sintomas de uma deficiência de zinco incluem diminuição da imunidade, queda de cabelo, falta de apetite, diarreia e cicatrização lenta da ferida. Vários estudos descobriram que tomar suplementos de zinco efetivamente aumenta os níveis de zinco no sangue. De acordo com uma revisão bibliográfica, a maioria dos casos de deficiência de zinco são facilmente corrigidos com suplementos e modificações alimentares, levando a uma rápida melhora de quaisquer sintomas causados pela deficiência.

Por exemplo, a diarreia pode melhorar em apenas 24 horas, enquanto as lesões cutâneas normalmente cicatrizam dentro de 1 a 2 semanas depois que as pessoas começam a tomar os suplementos. Se você está recebendo zinco suficiente em sua dieta, suplementos podem não ser necessários. Se você suspeitar que pode ter uma deficiência, um médico pode testar seus níveis sanguíneos para determinar se um suplemento pode ser benéfico.

Pode Melhorar a Função Imunológica

Muitos medicamentos e remédios naturais (OTC) possuem zinco devido à sua capacidade de aumentar a função imunológica e combater a inflamação. Assim, poderia potencialmente ajudar a tratar certos tipos de infecção se usado quando os sintomas aparecem pela primeira vez. Uma revisão bibliográfica de 7 estudos mostrou que suplementos de zinco contendo 80-92 mg de zinco podem reduzir a duração do resfriado comum em até 33%.

O zinco também pode atuar como um antioxidante, reduzindo a inflamação e protegendo contra doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer e diabetes. De acordo com uma revisão de 28 estudos, algumas evidências sugerem que tomar zinco poderia até mesmo prevenir sintomas e encurtar a duração de certas infecções do trato respiratório.

Pode Promover o Manejo do Açúcar no Sangue

O zinco é bem conhecido por seu papel no manejo do açúcar no sangue e na secreção de insulina. Insulina é o hormônio responsável pelo transporte de açúcar da corrente sanguínea para os tecidos. Algumas pesquisas sugerem que o zinco pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e melhorar a sensibilidade do seu corpo à insulina.

Uma revisão bibliográfica informou que baixos níveis de zinco podem estar ligados a níveis de açúcar no sangue prejudicados e diabetes tipo 2. Outras pesquisas mostram que o zinco pode ajudar a reduzir a resistência à insulina, o que pode melhorar a capacidade do seu corpo de usar insulina eficientemente para manter os níveis normais de açúcar no sangue.

Ajuda a Combater a Acne

Os suplementos de zinco são normalmente usados para melhorar a saúde da pele e tratar condições normais da pele como a acne. Um tipo de zinco chamado sulfato de zinco tem sido especificamente útil para reduzir sintomas de acne leve a moderada. De acordo com uma revisão bibliográfica, não só as pessoas com acne tendem a ter níveis sanguíneos mais baixos de zinco em relação com aquelas sem acne, mas os suplementos de zinco também foram capazes de reduzir a quantidade média de inchaços inflamatórios causados pela condição. Suplementos de zinco também são frequentemente melhores em relação a outros métodos de tratamento, pois são baratos, eficazes e associados a muito menos efeitos colaterais.

Pode Melhorar a Saúde do Coração

A doença cardíaca é uma condição de saúde grave, representando cerca de 33% das mortes em todo o mundo. Algumas pesquisas mostram que tomar zinco pode melhorar vários fatores de risco para doenças cardíacas. Eles podem até reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol.

Uma revisão bibliográfica de 24 estudos descobriu que os suplementos de zinco diminuem os níveis de colesterol total e LDL (ruim) e triglicérides sanguíneos. Sendo assim, eles podem ter potencial de ajudar a prevenir doenças do sistema cardiovascular. Outra revisão bibliográfica de nove estudos demonstrou que os suplementos de zinco poderiam reduzir os níveis de pressão arterial sistólica, que é o número superior de leituras de pressão arterial. Entretanto, a pesquisa sobre os efeitos dos suplementos na pressão arterial é limitada. Além disso, alguns estudos sugerem que baixos níveis de zinco sérico podem estar associados a um maior risco de doença cardíaca coronariana, embora os achados permaneçam inconclusivos. Assim, mais pesquisas são necessárias.

Diminui a Degeneração Macular

A degeneração macular é uma doença ocular normal e uma das principais causas da perda de visão ao redor do mundo. Suplementos de zinco são regularmente usados para retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade e ajudar a proteger contra a perda de visão e cegueira.

Um estudo científico de 2014 com 72 pessoas com degeneração macular mostrou que tomar 50 mg de sulfato de zinco diariamente por 3 meses retardaram a progressão da doença. Outras revisões bibliográficas também recomendam suplementos de zinco para retardar a progressão da degeneração macular, alegando que pode melhorar o fluxo de nutrientes na retina para proteger contra doenças. No entanto, outros estudos sugerem que os suplementos de zinco sozinhos podem não melhorar significativamente a visão e devem ser emparelhados com outras opções de tratamento para maximizar os resultados. Como tal, mais pesquisas são necessárias para aprender mais sobre a conexão entre essa saúde mineral e ocular.

Tipos de Suplementos de Zinco

Ao optar por um suplemento de zinco, você possivelmente notará que há muitos tipos diferentes disponíveis. Essas várias formas de zinco afetam sua saúde de maneiras distintas. Abaixo estão os principais tipos que você pode se deparar no mercado:

  • Gluconato de zinco: Como uma das formas mais comuns, o gluconato de zinco é frequentemente usado em remédios frios como cápsulas e spray nasal.
  • Acetato de zinco: Como o gluconato de zinco, o acetato de zinco é frequentemente adicionado a cápsulas frias para reduzir os sintomas e acelerar a recuperação.
  • Sulfato de zinco: Além de ajudar a prevenir a deficiência de zinco, o sulfato de zinco tem se mostrado eficaz para reduzir a gravidade da acne.
  • Picolinato de zinco: De acordo com um estudo mais antigo, seu corpo pode absorver essa forma melhor do que outros tipos de zinco, incluindo gluconato de zinco e citrato de zinco.
  • Orotato de zinco: Esta forma está ligada a um composto conhecido como ácido orótico. É um dos tipos mais encontrados de suplementos de zinco no mercado.
  • Citrato de zinco: Um estudo de 2014 mostrou que esse tipo de suplemento é tão bem absorvido quanto o gluconato de zinco, mas tem um sabor menos amargo e mais agradável.

Por ser uma das formas mais amplamente disponíveis e econômicas, o gluconato de zinco pode ser uma boa opção para aumentar sua ingestão. Enquanto isso, se você é capaz de investir um pouco mais, o picolinato de zinco pode ser melhor absorvido. Disponível em forma de cápsula, comprimido, há muitas opções para obter sua dose diária de zinco — independentemente do tipo que você escolher. Tenha em mente que o spray nasal contendo zinco foi ligado à perda de olfato e deve ser evitado.

Dosagem

A ingestão diária de zinco que você deve tomar por dia depende da sua ingestão alimentar e do tipo de suplemento que você escolher, uma vez que os suplementos podem conter diferentes quantidades de zinco elementar. Como exemplo, o sulfato de zinco consiste em 23% de zinco elementar, então 220 mg de sulfato de zinco fornece cerca de 50 mg de zinco. A quantidade elementar geralmente é listada no rótulo do seu suplemento, facilitando a determinação de quanto levar para atender às suas necessidades diárias. Para adultos, a dose diária recomendada é tipicamente de 15 a 30 mg de zinco elementar.

Essa quantidade também pode ser obtida desfrutando de uma variedade de alimentos ricos em zinco como parte de uma dieta saudável, como carne, aves, frutos do mar, cereais fortificados de café da manhã, nozes, sementes, leguminosas e laticínios. Por exemplo, uma porção de 85 gramas de patinho bovino contém 5,3 mg de zinco, enquanto certos tipos de cereal de café da manhã contêm cerca de 2,8 mg por porção. Doses mais altas de zinco suplementar podem ser usadas para tratar condições como acne, diarreia e infecções respiratórias. No entanto, devido aos potenciais efeitos colaterais associados ao consumo excessivo de zinco, é melhor não exceder o limite superior de 40 mg por dia — a menos que sob orientação médica e supervisão.

Segurança e Efeitos Colaterais

Quando usados como orientados, suplementos de zinco podem ser uma maneira segura e eficaz de aumentar sua ingestão de zinco e melhorar vários aspectos de sua saúde. No entanto, há também efeitos colaterais a considerar.

Suplementos de zinco são geralmente bem tolerados, embora tenham sido associados a efeitos colaterais adversos como náusea, vômito, diarreia e dor de estômago em algumas pessoas. Além disso, exceder 40 mg por dia de zinco elementar pode causar sintomas parecidos com gripe, como febre, tosse, dor de cabeça e fadiga. O zinco também pode dificultar a capacidade do seu corpo de absorver cobre, potencialmente levando a uma deficiência neste mineral chave ao longo do tempo. Além disso, suplementos de zinco têm sido mostrados para interferir na absorção de certos antibióticos, reduzindo sua eficácia se tomado ao mesmo tempo. Para reduzir o risco de efeitos colaterais, atenha-se à dosagem recomendada e evite exceder o limite superior tolerável de 40 mg por dia, a menos que sob supervisão médica. Se você sentir algum efeito colateral negativo depois de tomar suplementos de zinco, diminua sua dosagem. Considere consultar um profissional de saúde se os sintomas persistirem.

Considerações Finais

O zinco é um mineral fundamental que tem um papel essencial em múltiplos aspectos de sua saúde. A suplementação com 15 a 30 mg de zinco elementar diariamente pode melhorar a imunidade, os níveis de açúcar no sangue e a saúde dos olhos, do coração e da pele. No entanto, é importante não exceder o limite superior de 40 mg de zinco por dia, pois consumir altas quantidades pode causar problemas digestivos e sintomas semelhantes à gripe, diminuir a absorção de cobre e reduzir a eficácia de certos antibióticos.

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?
Rolar para cima