Introdução
Com certeza você já ouviu falar sobre próstata aumentada, principalmente se você já passou dos 60 anos de idade.
Se você já passou por alguma dificuldade relacionada à próstata durante sua rotina de sono, como ter que ir ao banheiro várias vezes durante a madrugada, é necessário procurar ajuda!
Ninguém merece esse incômodo todas as noites, não é mesmo? Ainda mais no período noturno, no qual o sono revigora e você pode ter o seu merecido descanso.
Ter a próstata aumentada, infelizmente, é um problema que os homens podem enfrentar, mas que existe solução.
O que é a Próstata?
A próstata é uma glândula masculina, localizada no entorno da uretra, embaixo da bexiga urinária e em frente ao reto.
Em um homem adulto e saudável, a próstata tem entre 20 e 25 gramas e é mais ou menos do tamanho de uma noz, aproximadamente 1,2 centímetros.
Quando acontece, por qualquer motivo, da próstata inflamar, ela cresce de tamanho, chegando ao formato e peso de um limão siciliano. Porém, há casos gravíssimos em que a próstata aumentada pode chegar a 200 gramas.
Qual é a Função da Próstata?
A função da próstata, em conjunto com as vesículas seminais, é produzir o líquido seminal e posteriormente, o sêmen.
O líquido seminal e o sêmen atravessam a próstata, assim como a urina. Por tal motivo, a inflamação da próstata aumentada prejudica ambas as funções.
Próstata Aumentada ou Hiperplasia?
Se você está com a próstata aumentada, saiba que não está só, pois entre os 40 e 49 anos, este problema chamado Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) é muito comum, afligindo 25% dos homens.
Nos homens com 70 anos ou mais, a parcela de afetados com a Hiperplasia ou próstata aumentada aumenta para 70%.
Enfatiza-se que, apesar de existir uma grande confusão a respeito desse assunto, a próstata aumentada não é necessariamente um câncer! Trata-se apenas de uma inflamação da glândula masculina, não tendo relação direta com o surgimento do câncer.
Em outras palavras, a hiperplasia ou próstata aumentada não evolui para o câncer, porém é importante ressaltar que ambas as situações podem ocorrer concomitantemente.
A Relação entre a Próstata Aumentada e o Diabetes
Segundo um estudo publicado pelo BMJ (British Medical Journal), feito por 11 anos com 55 mil homens no Reino Unido, todos diagnosticados com hiperplasia benigna da próstata, constatou-se que os medicamentos tradicionalmente indicados para o tratamento dessa inflamação causam diabetes!
Sim, os remédios reconhecidos internacionalmente para o tratamento convencional da HPB, como o Finasterida e o Dutasterida, que deveriam tratar apenas da sua próstata, aumentam o risco de diabetes em 30%.
De acordo com as pesquisas, esses medicamentos, conhecidos como inibidores da 5-alfa-redutase, trazem um risco maior para homens mais velhos.
Destaca-se também que o Finasterida faz parte dos protocolos da medicina tradicional para a calvície.
Desse modo, se você procurou um médico e ele diagnosticou que sua próstata está aumentada, com hiperplasia, você provavelmente saiu do consultório com uma receita para a compra de um desses medicamentos.
A maioria dos remédios que tratam a próstata aumentada causam diabetes. Por isso é recomendável optar por remédios naturais para tratar a hiperplasia.
Porém, há como escapar da próstata aumentada por meios naturais, simples e seguros, e foi o caminho que salvou os dias do José G., de 75 anos.
Por isso que estou aqui hoje. Para te dizer qual caminho seguir.
Tratamento Natural para a Próstata Aumentada
O Óleo de Semente de Abóbora e a Próstata Aumentada
E então, depois de saber a história do José, eu te pergunto: você prefere um medicamento para próstata que te dá diabetes ou tratamento natural que reduz a sua inflamação e te devolve suas noites de sono?
Se você escolheu a segunda opção, saiba que o óleo de semente de abóbora, rico em substâncias parceiras da sua próstata como o zinco, é apenas uma das minhas indicações para uma próstata perfeita.
Existem outros ótimos remédios naturais para tratar a próstata aumentada, dois exemplos deles são: saw palmetto e molho de tomate.
Saw Palmetto
O Saw Palmetto é uma planta amplamente utilizada para tratar problemas urinários e da próstata. Estudos indicam que ele pode ajudar a reduzir os sintomas de HPB, como a necessidade frequente de urinar.
Molho de Tomate
O molho de tomate é rico em licopeno, um antioxidante que pode ajudar a reduzir a inflamação da próstata. O consumo regular de tomates e produtos à base de tomate pode ser benéfico para a saúde da próstata.
Considerações Finais
A hiperplasia benigna da próstata é uma condição comum entre os homens mais velhos, mas pode ser gerenciada de maneira eficaz com tratamentos naturais. Optar por remédios naturais como o óleo de semente de abóbora, saw palmetto e o consumo de molho de tomate pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida sem os riscos associados aos medicamentos tradicionais.