Introdução
Se você está em busca de uma solução natural e mais efetiva para tratar a enxaqueca, uma doença que acomete 9 em cada 10 brasileiros, continue comigo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população apresenta algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida. Porém, o dado mais assustador é que o uso indiscriminado de analgésicos pode agravar – e muito – os sintomas.
Além disso, já existem inúmeras evidências sólidas de que esses medicamentos para dor de cabeça e enxaqueca são compostos por substâncias químicas que, a longo prazo, podem piorar a qualidade dos receptores de dor (nociceptores), os deixando mais sensíveis.
Ou seja, o remédio que você toma para acabar com os sintomas da enxaqueca, no fim das contas, faz com que a intensidade da dor aumente e se torne cada vez mais forte.
Os Analgésicos Não São as Melhores Opções para Aliviar a Enxaqueca
O que não é falado por aí é que existem alternativas muito melhores e naturais que são capazes de minimizar esse ataque de dor que nos deixa tão impotentes – e o melhor, sem efeitos colaterais. Por exemplo, exercícios físicos e chás.
Se você sofre de enxaqueca e sabe agora os perigos que os remédios alopatas podem trazer ao seu organismo, fique de olho nos métodos naturais para aliviar a enxaqueca.
Os Exercícios que Aliviam as Dores
Em geral, as enxaquecas são provocadas por algum desequilíbrio no organismo, como um órgão que não está funcionando perfeitamente, um alimento difícil de ser digerido, excesso de ansiedade e tensão.
Portanto, os exercícios que são capazes de regular e amenizar o estresse e a ansiedade são excelentes para aliviar a enxaqueca. O que fazer então?
- Limpar a mente através da meditação.
- Melhorar o fluxo sanguíneo através dos movimentos inteligentes.
- Realizar atividades que ajudem a produzir substâncias capazes de provocar bem-estar, como dança e práticas artísticas.
- Fortalecer seu corpo através de um exercício que goste (lembre-se, não faça aquilo que não gosta porque prazer é muito importante para combater a dor).
Todos os exercícios que permitem liberação de estresse e controle de ansiedade são bem-vindos.
Meditação é um dos exercícios que podem diminuir a intensidade da enxaqueca.
Os 4 Remédios Naturais para Aliviar a Enxaqueca
Além dos exercícios de respiração e de relaxamento, existem os poderosos chás, as bebidas que ajudam a aliviar a enxaqueca.
Você pode não saber de nada ainda, mas na sua cozinha e na natureza existem uma farmácia completa capaz de curar até mesmo as doenças crônicas.
É importante lembrar também que o autoconhecimento ajuda muito a aliviar a enxaqueca. Por exemplo, se você está em uma crise de enxaqueca porque ingeriu um certo alimento, um chá calmante com propriedades digestivas será perfeito para amenizar a sua dor.
Ou então, se a dor surge depois de um dia estressante, um chá analgésico pode ajudar a relaxar e aliviar a enxaqueca, melhorando até a qualidade do sono.
Veja alguns desses chás que podem ajudar a aliviar a enxaqueca:
Chá de Erva Cidreira
O chá de erva cidreira é uma poderosa bebida que age diretamente no sistema neurológico com propriedades relaxantes e é muito eficaz para aliviar a enxaqueca.
Um dos estudos mais famosos sobre a erva cidreira, que tem o nome científico de Lippia alba, foi desenvolvido por um professor de agronomia da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista. Na pesquisa, ele aponta as propriedades analgésicas, antiespasmódicas, calmantes e sedativas da erva cidreira.
Chá de Laranja
Além de ser rico em vitamina C e prevenir gripes e resfriados, esse chá ajuda a controlar a pressão arterial que pode estar relacionada com a enxaqueca. E mais: ele é um excelente remédio para indigestão que também pode causar dores de cabeça.
Chá de Gengibre
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é excelente para aliviar os sintomas de dores causadas por inflamação.
Chá de Camomila
O chá de camomila tem propriedades calmantes e relaxantes e é uma ótima pedida para aliviar as tensões e, consequentemente, prevenir a enxaqueca.
Lembre-se: mesmo que sejam naturais, o equilíbrio é fundamental. Portanto, cuidado com os excessos que são sempre prejudiciais!
Além dos chás para aliviar a enxaqueca, procure também adotar hábitos saudáveis e fazer uso da natureza de uma maneira sábia. Isso irá melhorar a sua enxaqueca e a sua saúde como um todo.
Considerações Finais
A enxaqueca pode ser debilitante, mas o uso excessivo de analgésicos pode agravar os sintomas a longo prazo. Existem alternativas naturais, como exercícios físicos, meditação e chás, que podem proporcionar alívio sem efeitos colaterais negativos. Incorporar esses métodos naturais em sua rotina, junto com hábitos saudáveis, pode melhorar significativamente sua qualidade de vida e reduzir a frequência e a intensidade das crises de enxaqueca.