Introdução
As pessoas usam alho e mel como terapias medicinais para diversas condições de saúde há milhares de anos. Civilizações antigas, como os sumérios, as usavam para suas propriedades curativas e valor nutricional, bem como para tratar várias doenças. Você pode até ter ouvido que uma fórmula simples de alho e mel poderia ajudá-lo a perder peso. Esta revisão bibliográfica explora as propriedades terapêuticas do alho e do mel e discute se a junção de ambos ajuda na perda de peso.
Quão eficaz é para a perda de peso?
Além de serem saborosos ingredientes de cozimento, alho e mel têm outros usos. Os cientistas até estudaram a combinação de seus efeitos antimicrobianos. Entretanto, apenas poucas pesquisas foram feitas sobre a eficiência de uma fórmula de alho e mel para emagrecimento. Até o momento, a pesquisa não encontrou evidências para apoiar essa alegação. Ainda assim, os cientistas sabem que tanto o alho quanto o mel são ricos em saúde promovendo compostos, por isso é possível que os dois possam apoiar indiretamente a perda de peso e contribuir para a saúde ideal em geral. Para investigar os potenciais efeitos de perda de peso do alho e do mel juntos, os cientistas precisariam fazer mais pesquisas. No entanto, é provável que você veja os maiores resultados de perda de peso se você associar terapias de alho e mel com abordagens para a perda de peso que a pesquisa tem se mostrado eficaz. Estes incluem exercitar-se regularmente e comer uma dieta nutricionalmente equilibrada.
Alho para perda de peso
Uma revisão bibliográfica analisou 13 estudos que examinaram os efeitos dos suplementos de alho no peso corporal e medidas relacionadas. Verificou-se que os suplementos de alho não tiveram efeito significativo no peso corporal. Em um estudo com 110 pessoas com doença hepática crônica, aqueles que tomavam 800mg de pó de alho diariamente perderam significativamente mais peso do que aqueles que tomaram um placebo. É importante notar que este estudo usou suplementos de alho em pó, não alho inteiro. Outro pequeno estudo deu às pessoas com obesidade um suplemento multi-ingredientes que incluiu o alho diariamente por 8 semanas. Os participantes que tomaram o suplemento experimentaram mudanças significativas no peso corporal em comparação com aqueles que tomaram um placebo. Além do alho, este suplemento continha cetona de framboesa, cafeína, capsaicina, gengibre e laranja de Sevilha, de modo que os pesquisadores não puderam dizer se o alho especificamente teve algum efeito.
Além disso, os participantes do estudo utilizaram simultaneamente outros meios de perda de peso durante o estudo, incluindo uma dieta restrita em calorias e treinamento de exercícios. Os cientistas fizeram mais estudos sobre alho e perda de peso em animais. A maioria tem usado óleo de alho ou extratos em vez de alho inteiro. Alguns desses estudos encontraram resultados encorajadores. Os suplementos de alho suprimiram o ganho de peso e reduziram o peso corporal nos animais.
Compostos promotores da saúde – Alho
O alho é uma planta bulbosa é um membro do gênero Allium. O alho é baixo em calorias, mas rico em nutrientes — especialmente allicin, flavonoides e outros compostos contendo enxofre. Os pesquisadores acham que esses compostos são responsáveis pelos benefícios para a saúde do alho. Algumas pesquisas sugerem que eles podem até ter efeitos anti-obesidade, como a redução do acúmulo de gordura e o ganho de peso. No entanto, esses resultados não indicam que uma fórmula de alho e mel é eficaz para a perda de peso.
Mel para perda de peso
Alguns estudos sugerem que o mel também pode ter benefícios para a perda de peso, especialmente quando as pessoas o usam para substituir outros adoçantes que são mais elevados em calorias, como o açúcar de mesa. Um pequeno estudo em 37 adultos saudáveis comparou os efeitos do consumo de mel em vez do açúcar de mesa diariamente ao longo de 4 semanas. Aqueles que consumiram mel apresentaram menor consumo de calorias, carboidratos e açúcar em geral do que o grupo de açúcar de mesa.
Em estudos mais antigos, as pessoas com diabetes tipo 2 receberam uma dose diária de mel durante 8 semanas. Os indivíduos que receberam mel tiveram alguma perda de peso corporal em comparação com pessoas que não receberam nada. Entretanto, as pessoas que tiveram o mel adicionado à sua dieta também sofreram alterações adversas em seus níveis de hemoglobina A1C, um indicador de longo prazo dos níveis de açúcar no sangue.
Por fim, outro estudo mais antigo em 55 adultos com sobrepeso ou obesidade constatou que consumir 70 gramas de mel diariamente durante 30 dias levou a uma redução de 1,3% no peso corporal e uma redução de 1,1% maior na gordura corporal, em comparação com o consumo da mesma quantidade de açúcar de mesa. Cientistas observaram efeitos semelhantes sobre o peso em alguns estudos em animais que compararam os efeitos do mel e do açúcar de mesa.
Compostos promotores da saúde – Mel
Mel é um líquido doce que as abelhas fazem do néctar de flores. É composto principalmente de água e açúcares. Uma porção de 1 colher de sopa (20 gramas) de mel contém aproximadamente 60 calorias e 16 gramas de açúcar, ou quase 32% do Valor Diário (DV) para açúcar. Como o mel é rico em açúcar, pode parecer contraintuitivo que pode ajudar na perda de peso. No entanto, semelhante ao alho, contém muitas vitaminas, minerais e compostos vegetais que podem explicar os benefícios para a saúde do mel.
Modo do preparo da fórmula de alho e mel caseiro
Você pode preparar sua própria fórmula de alho e mel em casa em apenas alguns passos fáceis.
Fórmula de alho e mel
Siga estas instruções para preparar aproximadamente 2 xícaras (473 mL) de fórmula de alho e mel.
Ingredientes
- 1 xícara (135 gramas) dentes de alho inteiros
- 1 xícara (237 mL) de mel cru
Preparo
- Separe e descasque cada dente de alho. Com cuidado remova apenas a camada externa.
- Coloque os dentes de alho descascados em um pote limpo e estéril ou outro recipiente vedado.
- Despeje mel sobre os dentes de alho para que o mel cubra completamente todos os dentes.
- Mexa suavemente ou agite o recipiente até que cada dente esteja revestido de mel e não reste bolsões de ar.
- Deixe a mistura ficar em temperatura ambiente por 24-48 horas.
Escolher ingredientes frescos e de alta qualidade pode ter os maiores benefícios. Alguns indícios indicam que o mel natural e não pasteurizado contém mais nutrientes do que os tipos mais processados. Além disso, mel processado pode não ser puro. As empresas muitas vezes misturam com outros açúcares, adoçantes e enchimentos, como xarope de milho de alta frutose. Algumas pessoas podem preferir alho picado no lugar de dentes de alho inteiros. Cortar ou esmagar alho antes de usá-lo ajuda a ativar a allicin — um dos compostos vegetais presentes no alho que os pesquisadores acreditam ter benefícios para a saúde. Se você notar bolhas se formando em seu frasco após alguns dias ou semanas, não se preocupe, este é um resultado normal da fermentação que pode ocorrer.
Como usar
Você pode ingerir o preparo de alho e mel de muitas maneiras. É seguro tomar uma colher ou duas de mel todos os dias. Algumas pessoas podem usar o mel como ingrediente em molhos, marinadas e molhos de salada ou simplesmente regado sobre vegetais, grãos e proteínas como parte de um prato principal. É melhor usar uma fórmula caseira de alho e mel dentro de 1 mês depois de fazê-lo.
Precauções
Embora comer mel e alho seja geralmente considerado seguro, pessoas com alergias ou intolerâncias a qualquer ingrediente devem evitar fórmulas de alho e mel. Mesmo sem alergia, você pode experimentar efeitos colaterais adversos depois de comer dentes de alho inteiros, incluindo:
- Azia
- Sensações de queimação no estômago
- Respiração de alho, que pode ser desagradável
Além disso, você não deve dar mel para bebês porque há o risco de eles terem uma doença transmitida por alimentos conhecida como botulismo. Botulismo é um risco para pessoas de todas as idades. No entanto, alguns grupos são mais suscetíveis. Idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido também podem querer evitar o mel.
Considerações Finais
Alho e mel são ricos em compostos naturais que podem proporcionar uma infinidade de benefícios para a saúde. Entretanto, não há pesquisas suficientes sobre fórmulas de alho e mel para entender completamente como elas influenciam a perda de peso. Como o mel é rico em açúcar, consumir muito frequentemente pode realmente dificultar seus esforços de perda de peso. Assim, uma fórmula de mel e alho pode ser mais eficaz quando você usá-lo com moderação e para substituir outros adoçantes na dieta. Emparelhar uma fórmula de mel e alho com exercícios regulares e uma dieta nutritiva terá efeitos maiores na perda de peso do que usar apenas uma fórmula de mel e alho.
Referências
- Extracts from the history and medical properties of garlic – PubMed
- Garlic (Allium sativum L.): A Brief Review of Its Antigenotoxic Effects – PubMed
- Role of honey in modern medicine – PubMed
- Honey and Health: A Review of Recent Clinical Research – PubMed
- Honey: its medicinal property and antibacterial activity – PubMed
- Single and joint antibacterial activity of aqueous garlic extract and Manuka honey on extended-spectrum beta-lactamase-producing Escherichia coli – PubMed
- Antimicrobial Effect of Ginger, Garlic, Honey, and Lemon Extracts on Streptococcus mutans – PubMed
- Combined antibacterial activity of stingless bee (Apis mellipodae) honey and garlic (Allium sativum) extracts against standard and clinical pathogenic bacteria – PubMed
- The effects of garlic supplementation on weight loss: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials – PubMed
- Effect of garlic powder consumption on body composition in patients with nonalcoholic fatty liver disease: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial – PubMed
- Eight weeks of supplementation with a multi-ingredient weight loss product enhances body composition, reduces hip and waist girth, and increases energy levels in overweight men and women – PubMed
- Garlic oil suppresses high-fat diet induced obesity in rats through the upregulation of UCP-1 and the enhancement of energy expenditure – PubMed
- Anti-obesity effect of garlic oil on obese rats via Shenque point administration – PubMed
- Reduction of body weight by dietary garlic is associated with an increase in uncoupling protein mRNA expression and activation of AMP-activated protein kinase in diet-induced obese mice – PubMed
- Effect of garlic on high fat induced obesity – PubMed
- Garlic | NCCIH
- Sulfur-containing Secondary Metabolites as Neuroprotective Agents – PubMed
- Allium sativum: facts and myths regarding human health – PubMed
- Allicin: chemistry and biological properties – PubMed
- Chemical Constituents and Pharmacological Activities of Garlic (Allium sativum L.): A Review – PubMed
- Potential Health Benefit of Garlic Based on Human Intervention Studies: A Brief Overview – PubMed
- Bioactive Compounds and Biological Functions of Garlic (Allium sativum L.) – PubMed
- Therapeutic uses and pharmacological properties of garlic, shallot, and their biologically active compounds – PubMed
- Molecular mechanisms of the anti-obesity effect of bioactive ingredients in common spices: a review – PubMed
- Direct and Indirect Effect of Honey as a Functional Food Against Metabolic Syndrome and Its Skeletal Complications – PubMed
- Honey and Its Role in Relieving Multiple Facets of Atherosclerosis – PubMed
- A Review on the Protective Effects of Honey against Metabolic Syndrome – PubMed
- The effect of a cinnamon-, chromium- and magnesium-formulated honey on glycaemic control, weight loss and lipid parameters in type 2 diabetes: an open-label cross-over randomised controlled trial – PubMed
- Honey does not adversely impact blood lipids of adult men and women: a randomized cross-over trial – PubMed
- Effects of natural honey consumption in diabetic patients: an 8-week randomized clinical trial – PubMed
- Natural honey and cardiovascular risk factors; effects on blood glucose, cholesterol, triacylglycerole, CRP, and body weight compared with sucrose – PubMed
- Honey promotes lower weight gain, adiposity, and triglycerides than sucrose in rats – PubMed
- The effect of honey compared to sucrose, mixed sugars, and a sugar-free diet on weight gain in young rats – PubMed
- Honey and its nutritional and anti-inflammatory value – PubMed
- Physicochemical Properties and Effects of Honeys on Key Biomarkers of Oxidative Stress and Cholesterol Homeostasis in HepG2 Cells – PubMed
- Honey and Its Phenolic Compounds as an Effective Natural Medicine for Cardiovascular Diseases in Humans? – PubMed
- Phenolic Compounds in Honey and Their Associated Health Benefits: A Review – PubMed
- Raw Millefiori honey is packed full of antioxidants – ScienceDirect
- Garlic: a review of potential therapeutic effects – PubMed
- Botulismo | Botulismo | CDC
- Honey as a Complementary Medicine – PubMed